Segunda turma do Fórum de Capacitação sobre Balanços esclarece dúvidas de profissionais contábeis

AGILIZA-MANUTENO2018

Agiliza Sergipe Dúvidas Frequentes

HTML Map

Após grande procura por parte dos usuários, a Jucese, em parceria com Sindcont, promoveu mais uma edição do evento educacional na última segunda-feira, 21

FÓRUM DE CAPACITAÇÃO SOBRE BALANÇOS 2 - 21-05-2018
Presidente do Sindcont, Elson Amorim foi principal palestra do Fórum de Capacitação

Pela segunda semana consecutiva, a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), em parceria com o Sindicato dos Contabilistas do Estado de Sergipe (Sindcont/SE), realizou o Fórum de Capacitação sobre Balanços, que, mais uma vez, teve grande participação dos usuários da autarquia, em sua maioria, profissionais da Contabilidade, em busca de esclarecimento de dúvidas. O evento educacional ocorreu na última segunda-feira, 21, no auditório Iran Batista de Santana, na sede do órgão.

Em sua participação no fórum, o presidente da Jucese, George da Trindade Gois, enfatizou entre os participantes que a Junta Comercial passa por processos de mudanças grandes, constantes, corrigindo procedimentos incorretos - como a análise e arquivamento do balanço avulso contábil - com o intuito sempre de proporcionar melhorias no registro mercantil.

“Nesta questão de balanços, existia uma distorção muito grande na apresentação do documento na Jucese. Tudo começou com ação do Conselho Regional de Contabilidade que alertou a Junta sobre esta situação, a exemplo de: ‘como o profissional vai registrar um balanço se não tem informação de onde ele foi extraído, do livro diário registrado?’. Esse tipo de situação prejudica licitações, acaba acarretando em obras públicas inacabadas”, relatou George Trindade.

FÓRUM DE CAPACITAÇÃO SOBRE BALANÇOS 3 - 21-05-2018
Presidente da Jucese, George Trindade, enfatizou que a autarquia passa por processos de mudanças com o intuito de proporcionar melhorias no registro mercantil

LICITAÇÕES PÚBLICAS
Diante dessa situação, a Resolução Plenária Nº 7/2017 da Jucese - que passou recentemente por estudos e em breve será atualizada -, foi criada no ano passado para corrigir, normatizar o arquivamento do balanço avulso - documento que tem a finalidade de dar publicidade às demonstrações contábeis de uma empresa, importante instrumento em processos de licitações públicas.

Principal palestrante do Fórum de Capacitação, o presidente do Sindcont, Elson Amorim Simões, destacou mais uma vez que o evento educacional surgiu após visita feita por ele à Jucese, questionando o grande número de exigências que estava havendo no registro do balanço avulso na Junta Comercial.

“Na ocasião, o presidente George Trindade me informou que estava faltando uma séria observação às normas que regem o balanço avulso. Então, formatos este evento para que possamos esclarecer de uma forma bem definitiva as dúvidas dos profissionais da contabilidade”, destacou Elson Amorim.

PONTO A PONTO
FÓRUM DE CAPACITAÇÃO SOBRE BALANÇOS - LANA VEIGA
Para a contadora Lana Veiga, a realização de um fórum voltado para balanços era necessária

“Foi um evento excelente, pois esclareceu dúvidas, mostrou como padronizar nosso trabalho. A apresentação abrangeu todos os pontos, não apenas a questão de trazer o balanço à Jucese para ser autenticado. Foi lá na origem dele, da forma da contabilidade até o ponto onde ele deve ser entregue”, disse Paulo Machado, gerente contábil.

Para a contadora Lana Veiga, participante dos Fóruns de Capacitação desde os primórdios do evento, no ano de 2016, a realização de um fórum voltado para balanços era necessária. “Pois, as dúvidas são pertinentes do nosso dia a dia. Como já fiz parte do Conselho de Contabilidade, estou na Academia Sergipana de Ciências Contábeis e no Sindicato dos Contabilistas, sei que, às vezes, há uma falta de tempo do profissional de pegar uma legislação e ler toda. Então, esses fóruns de capacitação diminuem esse trabalho”, afirmou.

O Fórum de Capacitação também teve participação de usuários da contabilidade. “Trabalho analisando os balanços que chegam à Prefeitura de Itabaiana para participar de licitação. Por isso, meu interesse de participar do evento, que foi bem proveitoso, pois esclareceu muita coisa”, disse Kátia Paixão, funcionária do Setor de Empenho da Prefeitura.

Além da palestra do presidente do Sindcont, o evento educacional contou com a apresentação do programador do Portal de Serviços Agiliza Sergipe, Elvis Martins, que demonstrou aos participantes o passo a passo para dar entrada do processo de balanço de uma empresa no portal.

FÓRUM DE CAPACITAÇÃO SOBRE BALANÇOS - PAULO
 Paulo Machado, gerente contábil: “a apresentação abrangeu todos os pontos, não apenas a questão de trazer o balanço à Jucese para ser autenticado”

MATÉRIAS RELACIONADAS

Expresso Livre