Agiliza
6 de junho de 2024
Aracaju recebe destaque do Governo Federal por agilizar abertura de empresas

De acordo com o Mapa das Empresas, o processo para conclusão do registro é de apenas 1 hora.

Com o tempo recorde de pouco mais de 1 hora para a abertura de uma empresa, Aracaju, mais uma vez, lidera o ranking das capitais mais ágeis para a conclusão desse tipo de processo. Segundo dados divulgados pelo Mapa de Empresas, ferramenta do Governo Federal, o tempo médio de abertura em relação ao terceiro quadrimestre de 2023 reduziu em 2 horas.

O empreendedor Guilherme de Souza está iniciando um novo negócio na área de tecnologia em Aracaju, e precisou recentemente dos serviços da Junta Comercial de Sergipe (Jucese). “Consegui realizar todo o processo de constituição de forma on-line. A implantação de serviços públicos cada vez mais digitalizados e, por consequência, mais ágeis e acessíveis, favorece o desenvolvimento econômico”, considera.

Em média, são necessários cerca de 12 minutos para realizar a consulta de viabilidade e 1 hora para a conclusão do registro de um novo negócio na capital sergipana. O bom resultado vem sendo mantido desde o ano passado, com um significativo decréscimo no tempo geral registrado a cada mês.

O estado também foi o que apresentou o menor tempo médio de abertura de empresas ao final do primeiro quadrimestre de 2024, com registro de 6 horas, o que representa uma queda de 4 horas (40,0%) em relação ao último quadrimestre de 2023.

O Mapa de Empresas também traz análises do movimento de registro de empresas, incluindo microempreendedores individuais (MEI) no primeiro quadrimestre de 2024. Nesse quesito, Sergipe está com um saldo positivo de 3.487 empresas – foram 9.240 abertas e 5.753 fechadas.

Serviços digitais

A Jucese está atuando junto aos municípios sergipanos, levando agilidade e facilitando o ingresso de empresários por meio do Portal Agiliza Sergipe, que oferece um registro eficiente, transparente e ágil. A interface de registro e de licenciamento empresarial em Sergipe disponibiliza todo o andamento para abertura de um negócio de forma online. Além disso, o sistema oferece a opção de registro automático, no qual o portal gera o próprio documento de constituição, autenticando o processo e gerando o número de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) instantaneamente após a protocolização.