Estudantes do Curso de Contabilidade da Universidade Tiradentes (Unit), acompanhados pelo professor Dênio Menezes de Araújo, visitaram no dia 26 de maio, as instalações da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), para conhecer detalhadamente o funcionamento da autarquia e os serviços prestados a sua clientela. Na ocasião, eles foram recepcionados pelo chefe do Registro Mercantil da Jucese, Isnard Barreto, que fez uma rápida palestra na sala da plenária da junta, para os 35 visitantes.
Na sequência, visitaram todos os setores do órgão e acompanharam o trâmite de um processo, desde a sua entrada no protocolo geral, até a sua liberação final. Segundo Dênio de Araújo, a visita teve por objetivo principal, tirar o estudante do ambiente acadêmico, para que pudesse acompanhar in loco o trabalho da Junta Comercial, o papel que desempenha na sociedade, a função fiscalizadora e conhecer as suas áreas de atuação. “Nós estamos procurando conhecer todos os órgãos que trabalham ligados diretamente à contabilidade e à junta está inserida nesse contexto”, afirmou.
“O projeto-piloto nosso foi elaborado inicialmente com a junta e esse é o segundo grupo que estamos trazendo aqui para visitá-la”, disse o professor Dênio de Matos, acrescentando que não há nada melhor para a instrução do aluno, do que trazê-lo para o ambiente real de trabalho. “O principal objetivo desse projeto é tirar o aluno do ambiente acadêmico e proporcionar-lhe condições de conhecer a operacionalidade e o sistema de órgãos que têm uma estreita relação com a contabilidade”, concluiu.
Para o aluno do terceiro período do Curso de Contabilidade, José Passos, academicamente, essa visita é muito importante, pois proporciona condições para que possamos conhecer a parte operacional dos órgãos, que não conhecemos. “Apesar da universidade nos dar uma boa base de estrutura, a parte operacional, na prática, é aqui que nós aprendemos”, ressaltou. Para Cristiane dos Santos, aluna do mesmo curso, a visita nos proporcionou conhecer o trabalho de um órgão tão importante para o registro mercantil como a Jucese. “Aqui, acompanhamos todo trâmite de um processo e vimos como se faz para constituir uma empresa”, enfatizou.
Fonte: Jucese


