A Junta Comercial de Sergipe (Jucese) lança hoje, 01, o Balcão Único, um sistema que agiliza e elimina uma etapa da abertura de empresa, que é o DBE (Documento Básico de Entrada) no Coletor Nacional. Ele vai permitir que qualquer cidadão abra uma empresa de forma simples, rápida e segura em um único portal.
Segundo Marco Freitas, presidente da Jucese, a desburocratização do registro empresarial tem sido o foco do Governo do Estado, pois todos ganham com a redução de burocracias. “Com a nova metodologia, o empresário que deseja abrir um empreendimento não precisará percorrer vários órgãos; em um só lugar, o cidadão conseguirá registrar e formalizar a sua empresa”, ressalta.

A implementação do Balcão Único é a simples sincronização dos dados entre os órgãos envolvidos no processo empresarial (municípios, secretaria da fazenda, secretaria de finanças, órgãos de licenciamento e Receita Federal do Brasil).
Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o projeto é liderado pela Secretaria Especial da Receita Federal e pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.


