Notícias
28 de setembro de 2023
Em apoio ao Setembro Amarelo, a Junta Comercial de Sergipe destaca a importância da saúde mental

A Jucese promoveu nesta quarta-feira (27) , um café da manhã com todos os colaboradores, e o encontro teve um propósito especial: apoiar a campanha “Setembro Amarelo”, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção ao suicídio e da saúde mental.

A Presidente da Jucese, Jocelda Fonseca, abriu esse momento de diálogo, falando sobre a importância de ter uma rede de apoio. “Políticas de prevenção ao suicídio devem ser assunto para o ano todo. Devido ao estigma relacionado ao tema, muitas pessoas deixam de buscar auxílio profissional especializado. Considerar os aspectos relativos à saúde física, como doenças incapacitantes e os aspectos psicológicos, podem fazer ajudar na prevenção”, concluiu.

Logo após a Piscologa, Karla Patrícia, alertou sobre os cuidados com a saúde mental e o combate ao suicídio. “Na maioria quase absoluta dos casos de tentativa ou de êxito de suicídio há algum transtorno mental presente. O mais recorrente é a depressão, seguido de transtorno de humor bipolar, porém, em casos de abusos de substâncias psicoativas, o suicídio é mais frequente, por isso devemos sempre estar atentos e reconhecer as etapas que se iniciam em pensamentos de não querer viver ou de “desaparecer”, que podem passar a um plano que inclui a ideação.”

A campanha “Setembro Amarelo”

O mês foi escolhido para somar esforços na prevenção ao suicídio, a partir de uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria criada em 2014.

Infelizmente o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Compartilhe