Agiliza
26 de janeiro de 2024
Participação em programas de desenvolvimento e evolução tecnológica marcam ações da Jucese em 2023

Ações de simplificação, integração e acessibilidade contribuíram com o registro de novos negócios no estado.

Os projetos trabalhados na Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) ao longo do ano contribuíram com o aumento no número de novas empresas, colaborando com o registro de 5.482 novas empresas em 2023, um aumento de 6% comparado ao ano de 2022. De acordo com o Mapa de Empresas, elaborado pelo Governo Federal, são 75.872 empresas ativas no território sergipano.

Em 2023, a Jucese atuou na realização de ações visando contribuir com o desenvolvimento econômico do estado, com foco na simplificação e acessibilidade aos serviços, além das parcerias e inovações realizadas pela equipe da autarquia em prol do cidadão.

Dentre as ações, destacam-se a participação no programa itinerante do Governo do Estado, o ‘Sergipe é aqui’, que promove à população do interior acesso aos serviços essenciais da estrutura governamental de forma gratuita. A autarquia esteve presente em todas as edições, disponibilizando informações sobre abertura, alteração e baixa, análise do andamento do processo, verificação da situação da empresa e emissão de certidões online (simplificada, específica e inteiro teor).

Desenvolvimento Tecnológico

A Junta Comercial vem aprimorando atendimentos, sistemas, serviços e funcionalidades a partir do avanço tecnológico que é desenvolvido todos os anos, sempre visando inovações que atendam às demandas dos empreendedores sergipanos.

Em agosto, foi lançada uma nova interface no portal da Jucese, com o intuito de melhorar a experiência do usuário, facilitando procedimentos de abertura e encerramento de empresas, emissão de certidões e outros a partir de linguagem mais acessível, reorganização de abas e novos botões para consulta de protocolos e solicitações.

Os usuários dos serviços da Jucese, também, passaram a realizar os pagamentos de suas guias e boletos via PIX. A melhoria foi implementada em setembro, com o intuito de facilitar o pagamento e permitir uma rápida compensação da taxa. A prática agilizou a autenticação dos processos, autenticação de livros, emissão da certidão e demais serviços da autarquia.

O ano de 2023 foi encerrado com a Ouvidoria da Jucese alcançando 100% de resolubilidade das manifestações, dentre 53 manifestações atendidas, de acordo com o Portal Se-Ouv (Sistemas de Ouvidorias do Estado de Sergipe). A Ouvidoria tem como objetivo servir como um canal de solicitações de serviços, sugestões ou reclamações para o cidadão, portanto os valores positivos representam as melhorias nos serviços prestados e no atendimento ao público.

Parcerias e integração

Ao longo do ano, a Jucese realizou parcerias que possibilitaram a troca de informações e experiências para aprimorar o funcionamento da autarquia e oferecer um serviço de qualidade aos sergipanos. A Junta Comercial, ainda, estreitou a parceria com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), visando ampliar a cooperação técnica entre os dois órgãos, através do compartilhamento de base de dados e integração de sistemas.

Também foi assinado o termo de cooperação técnica com o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRC) e a Procuradoria da Fazenda Nacional do Estado de Sergipe (PFN/SE), e renovado o termo com o Tribunal de Contas da União (TCU). A integração digital entre entidades e órgãos visa simplificar o acesso aos dados após a legalização da empresa.

Compartilhe