Agiliza
22 de abril de 2024
Sergipe encerra 1º trimestre com alta de 6,19% na abertura de empresas

Sergipe abriu 1.496 novos negócios nos primeiros três meses de 2024, segundo levantamento divulgado pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese). O número representa um crescimento de 6,19% em relação ao último trimestre de 2023, quando foram constituídos 1.408 negócios. Esses números não incluem cadastro de microempreendedores individuais (MEIs).

O destaque segue com o crescimento de as microempresas (MEs), com 1.155 constituições e as empresas de pequeno porte (EPPs), com 227 constituições. No período, foram abertos ainda 113 negócios considerados de outros portes. A divisão do número total pode ser estabelecida com 453 constituições empresariais realizadas em janeiro, 482 em fevereiro e 561 em março.

Além de ser a entidade responsável pelo registro empresarial, a Junta Comercial do Estado de Sergipe administra a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

Desempenho por atividade econômica

Em relação às principais atividades, os destaques são para: Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial (140); Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica (98); Serviços combinados de escritório e apoio administrativo (95); Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional (88); Serviços de engenharia (87); Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (85); Atividade médica ambulatorial restrita a consultas (79); Promoção de vendas (76); Construção de edifícios (75) e Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (66).

Ranking municipal

A capital do estado, Aracaju, segue como o município com maior número de empresas abertas entre janeiro e março deste ano. Foram 815 novos negócios no período. Em seguida, seguem, no acumulado do ano: Itabaiana (101), Lagarto (65); Nossa Senhora do Socorro (59); Tobias Barreto (40); Estância (36); Propriá (30); Nossa Senhora da Glória (29) e São Cristóvão (20).

O balanço da Jucese considera empresas de qualquer porte, com exceção dos MEIs (microempreendedores individuais), cujas inscrições são realizadas diretamente no Portal do Empreendedor do governo federal, sem passar pelas juntas comerciais estaduais.

Estratégia

Uma série de iniciativas do Governo do Estado, por meio da Jucese, para simplificar o ambiente de negócios estão sendo concretizadas nos últimos meses, como por exemplo: políticas de fomento ao empreendedorismo, investimentos em sistemas tecnológicos, ações de desburocratização e a busca da integração dos órgãos de licenciamento que visam possibilitar que a emissão de alvarás seja mais ágil.