Agiliza
15 de janeiro de 2024
Sergipe Mantém Liderança como Estado Mais Ágil na Abertura de Empresas no Brasil

No segundo quadrimestre de 2023, o cenário empresarial no Brasil registrou movimentações significativas, com a abertura de 1.382.708 empresas, marcando um aumento de 3,7% em relação ao primeiro quadrimestre do mesmo ano. Apesar desse crescimento, houve uma queda de 0,9% quando comparado ao segundo quadrimestre de 2022. Paralelamente, 738.190 empresas encerraram suas atividades, apresentando uma diminuição de 0,1% em relação ao primeiro quadrimestre de 2023, mas um aumento notável de 19,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os resultados revelam um saldo positivo de 644.518 empresas abertas no segundo quadrimestre de 2023, totalizando 21.877.052 empresas ativas no Brasil.

Destacando-se em meio a esses números, Sergipe mais uma vez se destaca como o estado mais ágil para a formalização de novos negócios. Com o menor tempo médio de abertura de empresas, registrando apenas 7 horas ao final do segundo quadrimestre de 2023, Sergipe mantém sua posição de liderança, apresentando o mesmo desempenho do quadrimestre anterior.

O tempo médio nacional para a abertura de empresas é de 1 dia e 5 horas, refletindo uma queda de 1 hora (3,3%) em relação ao final do primeiro quadrimestre de 2023. No entanto, quando comparado ao segundo quadrimestre de 2022, houve um aumento de 6 horas (26,1%). A análise por estado revela que Sergipe continua liderando, enquanto São Paulo permanece com o maior tempo médio, embora tenha experimentado uma redução de 6 horas (12,0%) em relação ao primeiro quadrimestre de 2023, totalizando 1 dia e 20 horas.

No cenário das capitais, Aracaju, Goiânia e Curitiba destacam-se como as mais ágeis na formalização de novas empresas, com um tempo médio de apenas 2 horas. Por outro lado, Belém apresenta o desempenho mais baixo, com um tempo médio de 3 dias e 6 horas.

Além de Sergipe, a Bahia e o Amazonas também se destacam como estados ágeis na abertura de novos negócios, ocupando o segundo e terceiro lugar, respectivamente, no ranking dos menores tempos médios.

No âmbito das capitais, é notável o avanço de Goiânia, que reduziu seu tempo médio em 18 horas em comparação com o final do primeiro quadrimestre de 2023. Aracaju e Curitiba mantiveram seus tempos, consolidando-se como referências em eficiência na formalização de empresas.

O panorama revela não apenas a dinâmica do empreendedorismo no país, mas também a constância de Sergipe como um estado ágil e eficiente na burocracia para a abertura de empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e do Brasil como um todo.

Fonte: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/boletins/mapa-de-empresas-boletim-2o-quadrimestre-2023.pdf/view