Agiliza
15 de janeiro de 2024
Sergipe se destaca como líder na abertura ágil de empresas no Brasil

No primeiro quadrimestre de 2023, o Brasil registrou um notável aumento na criação e formalização de empresas, revelando um panorama dinâmico e promissor para o setor em meio aos desafios econômicos. Dentre os estados, Sergipe emerge como líder, consolidando sua posição como o ambiente mais ágil para a abertura de novos negócios.

Crescimento Expressivo, Apesar de Desafios Nacionais

No período em questão, foram abertas 1.331.940 empresas em todo o país, indicando um crescimento robusto de 21,8% em comparação com o último quadrimestre de 2022. Entretanto, quando comparado com o primeiro quadrimestre do mesmo ano, houve uma ligeira queda de 1,6%. Paralelamente, 736.977 empresas foram fechadas, representando um aumento significativo de 34,3% em relação ao último quadrimestre de 2022 e 34,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. O saldo, porém, permanece positivo, com 594.963 empresas abertas, elevando o total de empresas ativas no Brasil para 21.020.285.

Sergipe: Eficiência e Agilidade na Abertura de Empresas

Dentro desse cenário dinâmico, Sergipe se destaca como uma pérola na formalização empresarial. No primeiro quadrimestre de 2023, o estado se consolida como a unidade federativa mais ágil, apresentando um impressionante tempo médio de apenas 7 horas para a abertura de novas empresas. Embora tenha havido um aumento de 1 hora em relação ao último quadrimestre de 2022, Sergipe mantém sua reputação como o estado mais eficiente na formalização de negócios no Brasil.

Capitais Eficientes: Curitiba e Aracaju Lideram

No que diz respeito às capitais, Curitiba e Aracaju despontam como as mais ágeis na abertura de empresas, ambas formalizando novos empreendimentos em surpreendentes 2 horas. Curitiba reduziu seu tempo médio em 4 horas, demonstrando um compromisso contínuo com a eficiência, enquanto Aracaju, embora tenha registrado um aumento de 1 hora em relação ao terceiro quadrimestre de 2022, permanece como uma referência em agilidade.

Vitória, Florianópolis e Maceió também mantêm suas posições entre as capitais mais rápidas para a abertura de novas empresas, contribuindo para um cenário empresarial dinâmico e em constante evolução em todo o país.

Em resumo, os dados revelam não apenas um panorama de crescimento e expansão, mas também evidenciam que, mesmo diante de desafios econômicos, Sergipe se mantém na vanguarda como um ambiente propício para a rápida formalização de novos negócios, consolidando sua posição como líder nacional na agilidade empresarial.

Fonte: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/boletins?b_start:int=20