12 de novembro de 2013
Jucese inicia a implantação da REDESIM para desburocratizar abertura de empreendimentos

em 20/07/2011

Simplificar procedimentos e reduzir a burocracia na legalização de empresas é mais um passo dado em direção da evolução econômica de Sergipe. Prova disso é que a Junta Comercial de Sergipe (Jucese), órgão vinculado à Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), vem desenvolvendo a REDESIM, um sistema que fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessados via internet.

Segundo o diretor presidente da Jucese, Vinícius Baudouin Mazza, desde o início da sua gestão identificou-se a necessidade de intensificar o processo da REDESIM em Sergipe, que já vem acontecendo em outras unidades da Federação, a exemplo de Minas Gerais. “Essa reunião do Comitê Estadual visa reduzir drasticamente o tempo de legalização da empresa, já observado por mim em reuniões participadas em outros Estados”, esclareceu Vinícius.

“A simplificação dos processos é um ganho imenso para o empreendedor, que pode gastar seu tempo no sucesso da sua empresa, e não em dificuldades burocráticas. Por isso é que damos total apoio a essa iniciativa da Jucese no sentido de modernizar e oferecer um serviço ainda melhor para os cidadãos”, analisou o secretário Zeca da Silva, da Sedetec.

O sistema da REDESIM contemplará um conjunto de ações que devam ser realizadas envolvendo os órgãos e entidades da administração federal, estadual, do Distrito Federal e de todos os municípios do país, aos quais caberá a responsabilidade pela formação, atualização e incorporação de conteúdo ao sistema. “E com a participação do Corpo de Bombeiros, vigilâncias sanitárias (municipal e estadual), órgãos ligados ao meio ambiente, prefeituras e Secretaria da Fazenda ressalta-se a grande importância dessa ação, pois ela eliminará procedimentos administrativos desnecessários no registro de empresas, reduzindo nos custos e estimulando a adoção de padrões de segurança”, avaliou Vinícius Mazza.

Para os representantes da Vigilância Sanitária municipal e estadual, Ana Angélica Costa e Antonio Pádua, respectivamente, a REDESIM significará um avanço em todas as etapas do processo de abertura e legalização de uma empresa. “A agilidade no processo irá diminuir em 70% o custo das atividades, alem de sua sincronização no planejamento das ações”, observou Pádua.

Após a primeira reunião do Comitê Estadual da REDESIM, as ações para torná-la uma realidade em todas as cidades sergipanas já tiveram início. “Discutir a estratégia de universalização da rede em todo o Sergipe é algo que contribuirá para que a implantação se dê o mais rápido possível. E, com isso, que sai ganhando é a população”, resumiu Vinícius Mazza.