12 de junho de 2014
Redesim é tema de capacitação no Sebrae

sebraeatendentescapaA implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Negócios (Redesim) foi tema de treinamento para a equipe da Unidades de Atendimento Individual do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) do Estado, parceiro do órgão na implementação da ferramenta.

George da Trindade Gois, presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) foi convidado pela Gerência da Unidade para apresentar o Agiliza Sergipe e as mudanças que ele acarretará nos processos de registro empresarial.

Em sua apresentação, George falou sobre as fases de implantação da Rede e que, em breve, todos os órgãos de registro e licenciamento estarão integrados. “Com a Redesim, a ideia é unificar todos os órgãos em um só sistema, através de uma entrada única, que ainda será física, porém, apenas na Junta Comercial, onde o contrato da empresa é aprovado e distribuído para os órgãos de interesse”, explica o presidente da Junta.

Segundo ele, o cronograma de atividades da implementação total da Rede está sendo seguido. Dessa forma, a Jucese está trabalhando para a integração dos demais órgãos de registro, a exemplo da Receita Federal e das Prefeituras. Para, só após essa etapa, acrescentar os licenciadores ao sistema.

sebraeatendentesum“A Prefeitura de Aracaju, que detém cerca de 50% do mercado empresarial do Estado, já está em fase de implantação. As demais, serão inseridas em breve. Com isso, restarão apenas os licenciadores, como Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, etc”, esclarece George Trindade.

Com a Redesim, todos esses órgãos terão informações simultâneas e em tempo real, já que estarão interligados. “As principais vantagens são a redução do número de exigências no processo, evitando o retrabalho; a diminuição dos erros no preenchimento dos formulários e, principalmente, a agilidade no julgamento”, ressalta George.

Para Débora Mendonça, gerente da Unidade do Sebrae, a palestra será importante para deixar os atendentes informados sobre o tema. “Muitos empresários nos questionam frequentemente a respeito da Redesim, e devemos estar bem antenados. Essa capacitação será muito importante e produtiva”, garante Débora.