12 de novembro de 2013
Responsável pelo programa Minas Fácil participa do 3ª reunião do Comitê Gestor do REDESIM

Em pleno processo de modernização de suas atividades, a Junta Comercial de Sergipe (Jucese), órgão vinculado à Secretaria de Estado e Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), trouxe para a 3ª reunião do Comitê Gestor do REDESIM (CGSIM), o diretor de Gestão, Informação e Modernização da Junta Comercial de Minas Gerais (JUCEMG), Alex Francisco de Oliveira Barbosa.

O diretor é considerado um expert quando o assunto é REDESIM no país, pois foi ele que implantou o Minas Fácil, sistema que resultou numa maior rapidez, comodidade e praticidade para os empreendedores na hora de abrirem ou fecharem uma empresa.

Em sua apresentação ele explicou para os presentes como funciona o integrador Minas Fácil. “Esse sistema objetivou colocar a Junta Comercial de Minas no novo cenário dentro da sociedade mineira, porque trabalho da Junta era conhecido como de mero carimbar de papéis, de registro de empresas. Atualmente é um órgão formalizador de empresas, que participa de todo o processo, juntamente com os órgãos de licenciamento”, disse Alex.

“O Minas Fácil traz benefício ao cidadão, pois hoje, em Minas Gerais, o empresário formaliza a empresa no prazo médio de oito dias, com registro de CNPJ, inscrições e alvarás”, informou Alex Francisco, destacando que quando o programa começou, em 2004, os principais parceiros eram a Prefeitura de Belo Horizonte, Receita Federal e Secretária da Fazenda, depois outros órgãos passaram a fazer parte, a exemplo da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros. Atualmente eles atendem a 31 municípios mineiros, objetivando atender 50 municípios até o final do ano de 2011. “A Junta de Minas, será um grande aliado no processo da implantação do redesim no estado de Sergipe, e participará de uma forma ativa neste processo”, enfatizou.

Para o diretor presidente da Jucese Vinicius Mazza, “essa troca de experiência com o Estado de Minas Gerais é muito importante, já que é um caso de sucesso na implementação do REDESIM. Com isso, todos os órgãos envolvidos no processo de Sergipe tiveram como conhecer as dificuldades na implementação do sistema mineiro, e dessa maneira, fazer com que consigamos reduzir o tempo, e evitar dificuldades que venham a ser encontradas no nosso processo”, analisou Vinícius, destacanbdo também a importância da Presidente da Junta Comercial de Minas, Angela Maria Prata Pace Silva de Assis, “Ela não mediu esforços para nos ajudar e, assim, disponibilizar o palestrante Alex Francisco”, finalizou Vinícius.

Fotos: Vieira Neto/Sedetec